Tel: (11) 3862-0880

Perguntas Frequentes



Geral
Por que os horários de vocês não são fixos?

Como trabalhamos com material doado, a quantidade e o estado das flores recebidas varia muito. Toda 5a feira fazemos uma estimativa de quantos arranjos devemos receber e assim avaliamos se será possível abrir de domingo a 3a. feira ou apenas parte dos dias. O número de doações de flores cai bastante em meses como janeiro, fevereiro, julho e dezembro e, nesses casos, podemos não abrir todas as semanas devido à falta de material para trabalharmos.

Por que vocês não abrem aos sábados?

Porque a grande maioria das flores que recebemos chegam apenas no domingo de manhã.

Queria muito ajudar, mas trabalho durante o dia. Por que vocês não abrem a noite também?

Porque não temos coordenadores para esse período e já temos uma carência de voluntários que atuam nessa posição para os horários existentes hoje.

Como o Instituto Flor Gentil se mantém?

Atualmente dependemos em grande parte da doação de pessoas que se identificam com a causa do projeto. Quer ajudar também? Clique aqui!

Quero iniciar algo semelhante em minha cidade. Vocês podem me ajudar?

Podemos dar dicas de como começar uma operação como a nossa, explicando os requisitos e custos envolvidos. A manutenção e operação ficarão sob sua responsabilidade. Não será uma filial do Flor Gentil; você deverá operar com outro nome. Só pedimos que cite o Instituto Flor Gentil como inspiração para o seu trabalho. Entre em contato e te enviaremos mais informações.

Vou fazer uma festa e não tenho condições de pagar pela decoração. Vocês podem me ajudar?

Nós ajudamos sempre que é possível de acordo com a disponibilidade de flores e de outros pedidos de doação para o mesmo período. Entre em contato, conte a sua história e o porque gostaria de ganhar a decoração através do Fundo Gentil. Não se esqueça de incluir na mensagem a data e hora do evento e também o número e tamanho dos arranjos necessários.

Voluntariado
O que farei como voluntário?

Como voluntário(a), você irá ajudar na triagem das flores e folhagens, preparação das bases de espuma floral, montagem dos arranjos e, se quiser, na entrega dos mesmos nas casas de repouso. Você pode participar de qualquer uma dessas atividades: tem pessoas que gostam apenas de montar os arranjos, outras que preferem apenas entregar e também há casos de pessoas que gostam das duas coisas. Sabemos que o contato com os idosos é bastante tocante e, por isso, deixamos a critério de cada voluntário se deseja participar ou não. Também temos vagas para coordenação dos trabalhos voluntários e retirada de flores em galpões próximos ao Flor Gentil (para essa é preciso ter veículo próprio).

O que preciso para ser um voluntário?

Não é preciso experiência com flores e nem trazer nada; temos todo material necessário para confecção dos novos arranjos em nossa sede. Para começar, você deve participar de uma breve palestra de iniciação onde explicaremos todas as etapas do trabalho e mostraremos como montar um arranjinho.

Onde ocorrem os trabalhos voluntários?

Nossa sede fica na Rua Raul Adalberto de Campos, 101 - Vila Madalena em São Paulo (Clique aqui para acessar no Google Maps). É razoavelmente perto do metrô Vila Madalena, aproximadamente uns 10-15 min de caminhada. Para voltar para o metrô, a caminhada leva um pouco mais de tempo porque há uma ladeira até a Heitor Penteado. Se você vier de carro, a rua é bem tranquila e na maior parte do dia há vagas disponíveis.

Quando ocorrem os trabalhos voluntários?

Nossa agenda é um pouco variável porque dependemos de material doado (flores) para trabalhar. Fechamos a agenda na 5a. feira a noite e divulgamos a programação todas as 6as. feiras até as 20hs no Facebook e Instagram. Nossos voluntários cadastrados também recebem a agenda por email na 6a. feira até as 20hs. Na agenda constam o dia e horário da montagem dos arranjos, das entregas e das palestras de iniciação.

Geralmente os horários são os seguintes, mas é importante confirmar na agenda semanal se os mesmos se mantiveram:

    Montagem de arranjos:
  • Domingo: das 9 hrs as 13 hrs;
  • 2ª feira: das 10 hrs as 17 hrs;
  • 3ª feira: das 10 às 13hs.

    Entregas:
  • 2a. feira: 14:30hs;
  • 3a. feira: 14hs.

    Recolhimento de flores:
  • Domingo: entre 8 e 10hs;
  • 2a. feira: entre 9 e 12hs.

Preciso me inscrever antes de ir?

Sim, faça uma pré-inscrição enviando um email para voluntariado@florgentil.com.br e confirmaremos as vagas que temos disponíveis no momento.

Não recebi o email com a agenda? O que devo fazer?

Primeiro verifique se o mesmo não caiu na sua caixa de spam ou lixo eletrônico. Se não estiver lá, consulte nossas páginas do Facebook e Instagram.

Posso ir a hora que quiser? Preciso avisar antes?

Apenas no seu primeiro dia você deve ir no horário marcado para a palestra de iniciação. Uma vez que você já fez sua pré-inscrição, não é preciso nos avisar e basta comparecer no horário divulgado na agenda. Nos demais dias, o horário é livre. Como dependemos muito da quantidade/qualidade do material recebido, nossas flores podem terminar antes do previsto. Por esse motivo, se você quiser participar na 2a. feira a tarde ou 3a. feira pela manhã, ligue e certifique-se de que ainda há flores/trabalho voluntário.

Posso participar só da entrega?

Sim, nós temos uma grande necessidade de novos "Entregadores Gentis".

Como posso participar de uma entrega? Preciso de carro?

Para participar, basta comparecer a nossa sede alguns minutos antes do horário divulgado na agenda. Se você não tiver carro, poderá ir com um(a) de nossos(as) “Entregadores Gentis”. Caso contrário, poderá ir com o seu próprio carro.

Gostaria de ser um Recolhedor Gentil mas meu carro é pequeno. Posso ajudar mesmo assim?

Sim, conseguimos carregar bastante material mesmo em carros pequenos. O ideal é que você consiga abaixar os bancos traseiros e sempre use algum material (plástico bolha, sacos de lixo) para forrar o seu carro. Algumas vezes quando há muito material a ser retirado e dependendo do tamanho dos carros dos recolhedores, fazemos 2 ou mais viagens até a nossa sede.

Quero ajudar a recolher as flores mas não tenho disponibilidade todos os finais de semana. Posso me cadastrar mesmo assim?

Sim, você pode! Você pode se prontificar a fazer o recolhimento apenas nos dias em que tiver disponibilidade. Divulgamos a agenda de retiradas todas as 6as feiras com data, horário e número de carros necessários. A partir daí os recolhedores informam quando e onde podem ir e fazemos a escala.

Instituições Atendidas
Conheço uma instituição para idosos. Ela pode receber as flores do projeto?

Para incluirmos uma nova casa de repouso precisamos avaliar primeiro se ela está dentro da nossa área de entrega. Como todas as nossas entregas são feitas por voluntários em seus próprios carros, dependemos da disponibilidade deles dirigirem até o local. Atualmente temos voluntários que visitam casas em bairros próximos ao Flor Gentil:

  • Vila Leopoldina;
  • Vila Madalena;
  • Lapa;
  • Alto da Lapa;
  • Alto de Pinheiros;
  • Pompéia;
  • Vila Mariana;
  • Brooklin;
  • Vila Mascote;
  • Morumbi;
  • Butantã/Raposo Tavares;
  • Freguesia do Ó;
  • Piqueri.

Entre em contato e nos informe o nome da instituição e o endereço completo para avaliação.

Entendo que atualmente vocês não conseguem entregar em todas as regiões de São Paulo. E se eu me responsabilizar por fazer essa entrega? Nesse caso é possível incluir uma nova instituição?

Nessas situações podemos doar arranjos em ocasiões pontuais e que devem ser previamente agendadas. Entre em contato.

Trabalho em uma instituição para idosos que está fora da área de entrega de vocês. Posso retirar os arranjos aí?

Temos algumas situações em que a própria instituição faz a retirada dos arranjos em nossa sede. Nesse caso pedimos que algum funcionário entre em contatoconosco para acertarmos os detalhes da parceria.


Doação de Flores
Quem doa flores para vocês? A noiva, o buffet, o florista?

Recebemos doações de noivas, de buffets (espaços para eventos) e de floristas. A maior parte, entretanto, vem diretamente dos floristas parceiros.

Fiz uma festa e tenho flores para entregar para vocês. Preciso avisá-los?

O ideal é que você nos avise até a 5a. feira da semana anterior ao evento. Como montamos a agenda de acordo com as doações previstas, é muito importante que saibamos se/quando receberemos flores para definirmos nosso horário de funcionamento.

Tenho uma empresa de manutenção floral. Vocês aceitam essas flores também?

Geralmente as flores de manutenção já estão bastante desgastadas e por isso infelizmente não podemos aceitá-las.

Vocês aceitam flores plantadas?

Dependendo da quantidade de vasos, aceitamos e repassamos para casas de repouso que possuem jardins.

Por que vocês não podem retirar as flores do meu casamento no local do evento?

Porque isso deve ser feito logo após o término da festa, geralmente durante a madrugada. Devido a situação financeira do projeto, não podemos contratar mão de obra terceirizada para fazer esse transporte e não temos voluntários disponíveis para fazer essa atividade nesse horário.

Por que vocês não podem receber flores todos os dias da semana?

Porque só temos voluntários disponíveis de domingo a 3a. feira e porque fora desse período nossa sede é utilizada para outras atividades. Além disso, flores recebidas na 4a. feira, por exemplo, não durariam até o próximo domingo.